top of page

Sua mente está adoecendo seu corpo

  • Foto do escritor: Géssica Magalhães
    Géssica Magalhães
  • 4 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de out.

ree

A célebre expressão latina 'mente sã, corpo são' enfatiza a importância de buscar o equilíbio entre as saúdes física e mental. Da mesma maneira que uma mente saudável tende a tornar o corpo saudável [e vice versa], uma mente adoecida tem o mesmo efeito no corpo.


Está se sentindo-se estressado? O estresse pode ter efeitos duradouros na sua saúde física e mental, mas a boa notícia é que você pode aprender a gerenciar o estresse e seus sintomas para se sentir muito melhor!

Entretanto, nem todo estresse é negativo ou ruim. Estresse é qualquer tipo de reação do organismo ao ambiente, e dividimos os estresses em dois tipos, eustress e distress, sendo a primeira expressão usada para o estresse bom (que motiva e impulsiona o crescimento e o bom desempenho) e a segunda, para o estresse ruim (uma força desgastante e negativa, que surge diante de ameaças ou demandas excessivas, levando a sentimentos de ansiedade, tensão e esgotamento).


Entretanto, o estresse crônico pode afetar profundamente a saúde mental e física, pois, quando você está sob estresse, seu corpo libera cortisol e outros hormônios do estresse, como adrenalina. Se essa resposta ao ambiente permanece por muito tempo e de forma desproporcional, ela aumenta o risco de várias condições, como:

  • 🍽️ Problemas digestivos e ganho de peso

  • 😰 Ansiedade e depressão

  • 🤕 Dores de cabeça

  • 😴 Distúrbios do sono

  • 🧠 Dificuldades de memória e concentração

  • ❤️ Pressão alta, doenças cardíacas e AVC


  • Portanto, o que fazer para administrar o estresse?

Você não precisa de grandes mudanças, pois pequenas ações diárias podem fazer diferença! Aqui vão estratégias simples e eficazes:

1. Conecte-se com Alguém

Envie uma mensagem rápida: “Oi, como você está?”, ou ligue para um amigo. Uma pausa social de 60 segundos já pode aumentar o bem-estar. Se virar uma conversa mais longa, melhor ainda — amizades fortalecem a saúde mental.


2. Mexa o Corpo

O movimento faz bem para o coração e para a mente, portanto, dance de forma espontânea, ou faça alongamentos, caminhe ao ar livre ouvindo os sons da natureza, ou experimente uma nova aula de exercício. Lembrando que sorrir ou rir enquanto se movimenta amplifica os benefícios!


3. Priorize o Sono

Dormir o suficiente ajuda a diminuir a irritabilidade, aumentar a produtividade e criatividade e a proteger o coração. Os especialistas recomendam 7 a 9 horas de sono por noite, então, desligue as telas e relaxe com um livro físico antes de dormir.


4. Respire com Atenção

Você respira desde que nasceu, mas aprender a focar na respiração ajuda a ativar a resposta de relaxamento. Experimente a respiração profunda, uma prática simples pode acalmar corpo e mente em minutos.

  1. 🪑 Sente-se confortavelmente e respire normalmente

  2. 🌬️ Inspire devagar pelo nariz, enchendo peito e abdômen (deixe a barriga se expandir)

  3. 💨 Expire lentamente pela boca (ou nariz)

  4. 🔁 Repita por alguns minutos


  1. Uma dica extra: estudos demonstram que ter um pet ajuda no manejo de estresse. É uma das 'dopaminas limpas', ou seja, uma maneira de promover a sensação de prazer, de alegria, de satisfação de forma saudável. Além do carinho recebido pelo animalzinho, o ato de cuidar e amar seu pet é um exercício excelente para manejar o estresse.




(Fonte American Heart Association)

Comentários


© 2019 por Dra Géssica Magalhães. 

bottom of page