Como reduzir o sedentarismo entre as crianças?
- Géssica Magalhães
- 11 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out.

O tempo em que as crianças utilizam celular, computador, tablet, videogame, ou assistem à televisão, deve ser reduzido ao máximo.
Até 1 ano, não é recomendado nenhum tempo em frente a esses dispositivos.
As crianças de 1 a 5 anos podem utilizar por até 1 hora por dia.
Mas você deve lembrar que quanto menor o tempo de permanência em comportamento sedentário, melhor!
A substituição do comportamento sedentário por atividades físicas deve ser estimulada. Quando o comportamento sedentário for inevitável, incentive as crianças a fazerem atividades culturais e educativas, como pintura, desenho, jogos de encaixe, quebra-cabeças e contação de histórias com movimento.
A diminuição do tempo gasto com a utilização de celular, computador, tablet, videogame e televisão auxilia no controle do peso adequado, melhora o desenvolvimento motor e cognitivo e ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais.
Também é importante destacar que para um desenvolvimento saudável, quando estiverem acordados, os bebês e as crianças não devem permanecer por mais de 1 hora seguida em carrinhos, cadeirinhas e berços.
#PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS
Para tornar a criança ou o jovem fisicamente ativo, é importante que você apresente uma variedade de atividades físicas, como jogos, brincadeiras, danças e esportes, para que escolham aquelas com que mais se identificam.
Caso a criança ou o jovem não saiba muito bem como praticar alguma atividade física, você pode ajudar praticando junto. Conheça os locais da sua comunidade ou município onde você possa levar a criança ou o jovem para praticar atividade física, como praças, parques, parquinhos infantis, quadras esportivas, polos do Programa Academia da Saúde ou beira-mar.
Incentive a criança ou o jovem a ir a pé ou de bicicleta para a escola, sempre que você considerar seguro.
Busque e se informe nas redes sociais sobre grupos que pratiquem atividade física para que você possa participar com a criança ou o jovem.
O seu apoio, por meio de incentivo, estímulo, exemplo e companhia, é importante para que a criança ou o jovem construa hábitos saudáveis, incluindo a prática de atividade física




Comentários