top of page

Efeito Platô

  • Foto do escritor: Géssica Magalhães
    Géssica Magalhães
  • 24 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out.


ree

Parei de emagrecer, o peso estacionou! O que está acontecendo?”


Durante o processo de emagrecimento, muitos pacientes se queixam de que a perda de gordura (emagrecer) estacionou. A impressão que se tem é de que o organismo se acostumou ou não responde mais aos estímulos.


Uma coisa precisamos ter claro: evolutivamente, a reserva de energia sob a forma de gordura representa uma vantagem, já que nos permitiria fonte energética em tempos de privação. Então é natural que o corpo ofereça resistência à perda de gordura, e tente voltar ao estado anterior.


Eu sei que você fica frustrado quando o processo para de progredir, mas, no fim das contas, o efeito platô é um sinal de que você não está reganhando peso - e isso já deve ser comemorado!


Para contornar uma tendência natural, você precisará tomar medidas antinaturais: terá que fazer um ajuste fino na dieta e atividade física.


Como fazer isso?

- Melhorar qualidade do sono;

- Restringir consumo de gorduras, mesmo que saudáveis (óleo de coco, azeite, creme de leite, manteiga, castanhas, queijos amarelos, carnes gordas)

- Restringir consumo de alimentos que, apesar de muito saudáveis, são muito calóricos (como frutas, por exemplo);

- Aumentar o aporte de fibras na alimentação (verduras, legumes, sementes, fibras solúveis);

- Melhor a quantidade e a qualidade das proteínas ingeridas (cortes mais magros, mais claras que gemas de ovos, suplementos se necessário)

- Treinos de endurance/ força muscular (musculação) e não apenas aeróbicos;

- Checar perfil hormonal com seu médico.


Foque no seu objetivo. Estar no platô não significa que você falhou. Não desista para que não haja reganho de peso - essa é a tendência a longo prazo!



ree


Procure o médico e nutricionista da sua confiança para fazer esses pequenos ajustes.

Comentários


© 2019 por Dra Géssica Magalhães. 

bottom of page