top of page

Saúde do Coração

  • Foto do escritor: Géssica Magalhães
    Géssica Magalhães
  • 29 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out.

As doenças do aparelho circulatório são aquelas que acometem o coração e os vasos sanguíneos e são a principal causa de morte em todo mundo. Entre elas, a mais temida é o infarto do miocárdio.

ree


Mas apenas idosos apresentam doenças cardiovasculares? Não!! No Brasil mais de 10% das mortes por doença cardíaca acontece em indivíduos entre 30 e 49 anos. Na minha família, por exemplo, um primo apresentou morte súbita aos 20 anos por infarto do miocárdio (Igão sempre em nossa memória ❤️).


E você? Conhece os fatores de risco pra doença cardiovascular? Já procurou fazer um “inventário” de saúde da sua família?


As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil e 16 milhões de mortes por ano em todo o mundo.


Entre os fatores de risco, podemos apontar os riscos modificáveis e não modificáveis.

Se, por um lado, não conseguimos mudar a carga genética recebida, podemos SIM trabalhar para desenvolver melhores hábitos e, assim, reduzir o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos.


Entre os fatores de risco modificáveis, destaco alguns:

📍 Obesidade

📍 Hipertensão

📍 Diabetes

📍 Dislipidemias

📍 Tabagismo

📍 Sedentarismo


Diante desse cenário, a principal pergunta a se fazer é: como evitar as DCV?

Como modificar meu estilo de vida de tal forma que eu consiga reduzir as chances de um desfecho indesejado (infarto, derrame, morte, etc)?


Sabemos que cerca de 50% dos casos de infarto agudo do miocárdio não chegam ao hospital, não recebendo, portanto, o cuidado adequado. Para que se possa evitar os eventos relacionados às doenças cardiovasculares, algumas estratégias são essenciais:


❤️ Eliminar fatores de risco: adotar um estilo de vida mais saudável, em especial combatendo o tabagismo, obesidade e sedentarismo

❤️ Alimentação saudável: preferir uma alimentação baseada em comida de verdade, evitando alimentos processados (produtos alimentícios) e priorizando alimentos naturais - o famoso descascar mais e desembrulhar menos!

❤️ Reduzir o consumo de açúcar e outros alimentos de baixo valor nutricional, como arroz branco, farinhas (trigo, milho, tapioca) e bebidas adocicadas

❤️ Caso já tenha indícios de doença cardiovascular, reduzir a progressão e a recorrência de eventos a partir da mudança de estilo de vida (vida saudável!)

❤️ Procure seu médico para avaliar se em seu caso é necessária implementação de tratamento medicamentoso associado à melhora dos hábitos.

❤️ Elimine vícios e cuide de sua saúde mental. O estresse exacerbado é um dos fatores associados a piora da saúde cardiovascular.

A prevenção é primordial para evitar o aparecimento bem como a progressão das doenças do coração. Nunca é tarde para melhorar os hábitos e alcançar mais longevidade e, de preferência, melhor qualidade de vida! ❤️

1 comentário


marizete.magalhaes
25 de jan. de 2021

Amei suas postagens !

Curtir

© 2019 por Dra Géssica Magalhães. 

bottom of page