Deixei para o final as vitaminas B9 (ácido fólico ou folato) e B12 (cianocobalamina), e as apresento juntas pois estão metabolicamente relacionadas. Ademais, a deficiência de ambas as vitaminas tem sintomas parecidos.
A avaliação das duas vitaminas costuma ser feita concomitantemente, uma vez que a deficiência de ambas pode levar ao aumento da homocisteina (elevada, aumenta risco de doença cardiovascular), e a queda do folato causa bloqueio metabólico da vitamina B12.
❗️Folato [B9]: apesar de encontrado naturalmente em muitos alimentos, sua deficiência em Geral está associada ao uso de certos medicamentos.
Cerca de 10% da população de países desenvolvidos têm reservas reduzidas, imagina no Brasil!
Sua redução também está vinculada ao etilismo crônico, baixa ingestão de folhas, gravidez (há suplementação específica nesse período!), amamentação, e doenças intestinais de má absorção.
A deficiência está relacionada a defeitos do tubo neural, anemia, depressão, demência, Alzheimer e doença renal crônica.
❗️Cianocobalamina [B12]: a absorção dessa vitamina pode ser feita por difusão ou dependente de fator intrínseco (depende do ácido gástrico e da pepsina).
Sua origem é unicamente de fontes animais, necessitando, portanto, atenção nos pacientes vegetarianos.
Outras causas não dietéticas para a deficiência sao gastrite, cirurgia bariátrica e uso de inibidores da bomba de prótons (os famosos remédios “PRAZOL”).
A deficiência de vitamina B12 pode causar defeitos no tubo neural (fetos), doenças cardíacas, anemia, alteração cognitiva e osteoporose.
Muito esclarecedor!